terça-feira, 28 de agosto de 2007

COMENTÁRIO:AMANDA

III UNIDADE.
ENTRAMOS NUM ASSUNTOS BEM MAIS COMPLEXO QUE ESTUDAVAMOS ANTES,NA UNIDADE PASSADA.
ESSE ASSUNTO MOSTRA UMA REALIDADE COMPLEXA E DIFICIL DE COMPREENDER.
AGORA A TERMODINÂMICA TEM UM CODIGO DE LIMITAÇOES,LIMITES A SEREM CUMPRIDOS.

COMENTÁRIO:FILIPE

SAIMOS DA II UNIDADE E ENTRAMOS NA III,E ESTAMOS COM UM NOVO ASSUNTO:A TERMODINÂMICA.
O ESTUDO DA FISICA PASSA POR UMA IMPORTANTE MUDANÇA ,COMO SE ESTIVESSE SAINDO DA ADOLESCENCIA PARA A FASE ADULTA.UMA MUDANÇA DE ETAPA.QUE DESCOBRIREMOS ADIANTE.
PARA MELHOR COMPREENDE-LAS ESTUDAREMOS E PERCOREMOS UM LONGO CAMINHO,NESTA UNIDADE.

COMENTÁRIO:HIPOLYTO

III UNIDADE:FISICA ESTÁ SAINDO DA PARTE FRIA PARA A PARTE QUENTE,O CALOR DOS CORPOS.
SAIMOS DA CERTEZA DE LEIS,E ENTRAMOS NUM ASSUNTO DE INCERTEZAS,PROIBIÇÕES.

COMENTÁRIO:RAYNNE

ESTE ASSUNTO NOVO DA III UNIDADE,A TERMODINÂMICA É O ESTUDO DA DINÂMICA DOS CORPOS.
É UM ASSUNTO QUE TRAZ PERPLEXIDADE,POIS EXISTEM MUITAS "PROIBIÇÕES",QUE SÃO ESTABELECIDAS PELA PROPRIA MÃE NATUREZA.

COMENTÁRIO:JONEUMA

A TERMODINÂMICA É UM ASSUNTO NOVO QUE COMEÇAMOS A ESTUDAR NESTA III UNIDADE.
AGORA ESTAMOS SAINDO DA FISICA FRIA(HIDROSTATICA,DENSIDADE,MASSA,PRESSÃO)E CONHEÇENDO A PARTE DA FISICA MAIS FASCINANTE,O CALOR DOS CORPOS.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

O gelo é um isolante termico?

O gelo é isolante térmico e seu acúmulo dificulta as trocas de calor
Biblioteca Virtual
Investigando uma geladeira
AS TROCAS DE CALOR NA GELADEIRA

2- OS PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR QUE OCORREM NA GELADEIRA
As trocas ou transferências de calor entre dois sistemas ou corpos que apresentam diferentes temperaturas podem ser realizadas mediante três processos distintos: condução, convecção, radiação.
Condução
A condução é o processo de transmissão de calor mais eficaz nos sólidos e consiste na propagação de energia através de choques entre as moléculas que constituem o material, sem que haja transporte de matéria.
Os líquidos e gases também transmitem calor por condução, mas a uma taxa bem menor que os sólidos. Mesmo os sólidos diferem muito quanto à sua capacidade de transmitir calor por condução. A condutividade térmica mede a capacidade de um material em conduzir calor. Um material que transmite pouco calor por condução é chamado de mau condutor ou isolante térmico. Quanto menor for a condutividade térmica de um material melhor isolante térmico ele será.
Alguns materiais em ordem crescente de isolamento térmico:
* Prata* Cobre* Alumínio* Tijolo* Gelo* Vidro* Madeira* Cortiça
Para realizar as atividades experimentais desta seção, você vai precisar dos seguintes materiais:
. 02 termômetros de laboratório (-10 ºC a 110 ºC). 01 refrigerador ou freezer para fazer gelo. gelo picado. sal. 02 tubos de ensaio grandes e resistentes ao calor. 01 fonte de calor do tipo bico de bunsen ou equivalente. um copinho de plástico. um pouco de serragem fina
Atividade experimental 1 : A condutividade térmica do gelo
1. Coloque um termômetro dentro de um pequeno copo de plástico contendo água. (Você poderá utilizar copinhos iguais aos usados para tomar café.)2. Coloque o copo com o termômetro mergulhado na água dentro de um congelador ou freezer.3. Depois que a água estiver congelada, mergulhe o copinho em água à temperatura ambiente.Desse modo, será possível retirar o pequeno bloco de gelo de dentro do copo, juntamente com o termômetro.4. Em seguida, você deve colocar o termômetro com o bulbo cercado de gelo em uma mistura de gelo picado com sal. Coloque também um outro termômetro com o bulbo em contato direto com a mistura de gelo picado com sal. 5. Compare os tempos necessários para que a leitura de cada termômetro se estabilize.6. Troque idéias com seus colegas para explicar os resultados que você encontrou.
Atividade experimental 2: A condutividade térmica da água
1. Coloque água gelada em um tubo de ensaio.2. Aqueça a parte superior do tubo da maneira indicada na figura.3. Com a fonte de calor desligada, introduza um termômetro na água da superfície e meça sua temperatura. Logo em seguida introduza o termômetro no fundo do tubo medindo novamente a temperatura. 4. Troque idéias com seus colegas para explicar os valores que você encontrou.
Termodinâmica
- Introdução: É a parte da Física que estuda as transformações entre calor e trabalho. Calor e trabalho estão relacionados entre si por apresentarem em comum a mesma modalidade de energia. Vejamos seus conceitos: Calor : energia em trânsito de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura existente entre eles. Trabalho : energia em trânsito entre dois corpos devido à ações de uma força. As transformações entre calor e trabalho serão estudadas em sistemas formados por recipientes contendo em equilíbrio térmico uma determinada massa de gás perfeito.
A Termodinâmica é a parte da Termologia (Física) que estuda os fenômenos relacionados com trabalho, energia, calor e entropia, e as leis que governam os processos de conversão de energia. Apesar de todos nós termos um sentimento do que é energia, é muito difícil elaborar uma definição precisa para ela. Na verdade a Física aceita a energia como conceito primitivo, sem definição, ou seja, apenas caracterizando-a.
É bastante conhecido o fato de que uma substância é constituída de um conjunto de partículas denominadas de moléculas. As propriedades de uma substância dependem, naturalmente, do comportamento destas partículas.
A partir de uma visão macroscópica para o estudo do sistema, que não requer o conhecimento do comportamento individual destas partículas, desenvolveu-se a chamada termodinâmica clássica. Ela permite abordar de uma maneira fácil e direta a solução de nossos problemas. Uma abordagem mais elaborada, baseada no comportamento médio de grandes grupos de partículas, é chamada de termodinâmica estatística.

domingo, 19 de agosto de 2007

TERMO DINAMICA E ESCALAS TERMICAS

TERMO DINAMICA

Termodinâmica

A Termodinâmica é a parte da Física Clássica que estuda os sistemas térmicos, os processos de transformações físicas que ocorrem em tais sistemas, bem como as trocas de energia, calor e o trabalho mecânico.

Temperatura

Temperatura e calor são grandezas básicas no estudo da termofísica e tanto a sua compreensão como a sua perfeita distinção são de importância vital para o entendimento de toda a termofísica. De maneira simplificada pode-se definir que temperatura como uma grandeza que permite avaliar o nível de agitação das moléculas de um corpo. De acordo com a teoria cinética dos gases, as moléculas de um gás movem-se livre e desordenadamente em seu interior, separadas umas das outras, e apenas interagindo entre si durante colisões eventuais. A medida que se aquece o gás, a velocidade com que suas moléculas se movem aumenta, caracterizando um aumento na energia cinética dessas moléculas, da mesma forma um resfriamento do gás provoca a diminuição da velocidade e da energia cinética de suas moléculas. Como a velocidade e conseqüentemente a energia cinética de cada átomo que constitue uma molécula não é a mesma, o estado térmico de um corpo é avaliado pela energia cinética média de seus átomos: quanto maior for a energia cinética média das partículas que compõem um corpo, maior será a sua temperatuta.

Calor

Colocando dois corpos de temperaturas diferentes em contato térmico, observamos o mais quente esfriar e o mais frio esquentar. O corpo mais quente perde calor e o corpo mais frio ganha calor. Os corpo trocarão calor até a atingirem a mesma temperatura, neste caso estarão em equilíbrio térmico. Essa é a chamada lei zero da Termodinâmica.

Portanto o calor é a energia em trânsito do corpo mais quente para o corpo mais frio por causa da diferença de temperatura dos corpos em contato térmico. Então, a unidade de medida de calor é a mesma unidade de energia.

No Sistema Internacional, a unidade de energia é o joule ou $J$, e na Química se usa a caloria ou $cal$. A equivalência entre as unidades é:


cal = 4,186