terça-feira, 23 de outubro de 2007

O gelo é isolante?

Como o gelo é menos denso, ao se formar ele fica na superfície e funciona como isolante térmico (como os esquimós já descobriram há muito tempo) fazendo com que a água abaixo da camada de gelo fique a uma temperatura maior que o 00C (para não congelar). Essa característica é praticamente exclusiva da água.

Achei uma explicação sobre o gelo ártico e sua função isolante, espero que possam entender melhor.

Oceano Ártico estará sem gelo até 2060 Medições feitas com satélites mostraram que o gelo do Oceano Ártico chegou ao seu segundo menor nível histórico. A superfície da área total de mar coberta por gelo em setembro de 2006 é a menor registrada na História à exceção da medida no mesmo mês de 2005, quando alcançou o menor nível já verificado.
Cientistas do Centro Nacional de Gelo e Neve dos Estados Unidos (NSIDC, na sigla em inglês) disseram que uma mudança súbita do tempo em agosto, que trouxe mais neve e baixou a temperatura, impediu que outro recorde fosse batido em setembro passado.
- Nesse ritmo, o Oceano Ártico não terá mais gelo em setembro por volta de 2060 - disse Juliene Strove, uma das integrantes do grupo de estudo do NSIDC.
O gelo do Ártico flutua no oceano e sua extensão varia naturalmente, de acordo com o ritmo das estações. O mínimo absoluto acontece no verão (no Hemisfério Norte), por volta de meados de setembro.
Porém, a elevação da temperatura tem causado um consistente declínio do nível de gelo durante os meses de verão e uma pequena taxa de recuperação no inverno.
Em todo o Ártico, há cada vez menos gelo no verão, desde que as medidas começaram a ser realizadas, em 1977.
Porém, a partir de 2002 cientistas detectaram uma significativa aceleração na taxa de perda de gelo no verão. Para eles, a causa é o aquecimento global.
Mark Serreze, um dos principais especialistas do NSIDC, disse que este ano teria facilmente superado 2005 em perdas se não fosse a súbita mudança do tempo. -
Se condições extremamente frias e severas de tempo não tivessem surgido em agosto, atenuando a redução de gelo, o gelo ártico continuaria a diminuir, afetando os padrões de clima - explicou S e rre z e .
O gelo do Ártico é importante porque funciona como uma espécie de isolante térmico, ao refletir os raios de sol e evitar que a água do mar absorva mais calor e esquente. Cientistas temem que quanto mais gelo for perdido, mais calor será absorvido e ainda mais gelo derreterá, num ciclo perigoso.
O Ártico tem registrado algumas das maiores elevações de temperatura no mundo, nas últimas décadas. Especialistas temem que seja um dos lugares mais afetados pelas mudanças climáticas. - O Ártico é o grande indicador das mudanças climáticas globais - afirmou Ted Scambos, glaciologista do centro americano.



Outra pergunta interessante é porque o iglu mantém aquecido os esquimós, se ele é feito de gelo?


O gelo é um péssimo condutor de energia (calor) ou bom isolante térmico. Dentro de um Iglu a temperatura, geralmente, fica a 0ºC. Bem para nós tal temperatura é infernal, mas para os esquimós não. 0ºC para eles é uma temperatura agradável. Lembre que a sensação de frio ocorre quando alguém vai para um lugar onde a temperatura é menor do que a que seu corpo está acostumado, portanto se um baiano e um esquimó estiverem em um lugar onde a temperatura é 5ºC o baiano vai estar morrendo de frio e o esquimó morrendo de calor.
Assim, a temperatura de 0ºC para que está acostumado a -20ºC é agradável, logo o esquimó não sente frio dentro do iglu e ficam até sem roupa lá dentro.P.S. O fato de não haver corrente de ar dentro do iglu não justifica o ambiente agradável, pois a temperatura em um local que venta é sempre menor do que um local onde não venta, mas a temperatura menor não que dizer que ela não seja agradável.


Comentários:

Amanda
É o mais interessante é que o homem sabe o quanto ele perde e vai continuar predendo, e mesmo assim ele não faz nada pra mudar isso.Talvez eu não esteja mais viva pra ver apesar de ser tão presente, os pinguins o ursos polares desaparecendo do nada.Hoje toda árvore rancada, todo rio poluido, toda geleira derretida, tudo isso trará consequencias...E talvez só depois que tudo isso for perdido, ai sim, talves o homem pare e pense!
Ha e quanto ao iglus os esquimós, é muito interessante poder ficar dentro de um iglu e não morrer congelado, o calor humano é de mais....

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Michelle ^^ disse...

Achei mt interessanre esse BLOG pois aprendi mt coisa....Tive q fazer um Trabalho e isso me ajudou MT.